Orquestra Raiz estreia Íris, EP marcado pela conexão musical USA-BRA
Idealizado pelo norte-americano Alex Tea e o cearense Klaus Sena, o coletivo de artistas celebra a amizade e a pluralidade de sons e ritmos em novo trabalho, que estreia em abril.
Mergulhar em um mar de referências culturais, fundir gêneros, apresentar uma roupagem contemporânea para antigas canções e alcançar inusitadas texturas são algumas das propostas do novo EP Íris da Orquestra Raiz, que já está disponível nas plataformas de streaming, via selo Índigo Azul. Dentre as faixas, Flor de Maio conta com a participação da cantora paulistana Kika e vem acompanhada de um videoclipe, assinado por Patrícia Araújo.
Idealizada pelo russo radicado nos EUA, Alex Tea e o cearence, Klaus Sena, a Orquestra Raiz vem ganhando destaque na cena musical por apresentar uma pluralidade de sotaques sonoros, que rendeu ótimas críticas ao primeiro disco do coletivo, que reuniu 35 artistas, As Américas, de 2015. Para Íris o convite para um universo de timbres e texturas ousados se renova.
“Íris tem como norte o amor em suas mais diferentes formas, seja entre pessoas ou até mesmo o amor-próprio”, conceitua Klaus Sena. Alex, por sua vez, complementa: “Convidamos o ouvinte a saborear e vivenciar essa viagem de ritmo, melodia, harmonia e poesia. É um trabalho de coração, que celebra a amizade de pessoas de diferentes países, misturando influências de cada um”.
Com quatro faixas, sendo três autorais e uma versão musical de Administerio, poema de Paulo Leminski, o EP passeia pela música popular e regional do Brasil, o roots reggae, old-world, soul e jazz, dentre outros estilos, a partir das próprias referências e vivências de seus integrantes.
Flor de Maio – Videoclipe
Dentre as faixas do EP, destaque para Flor de Maio, primeira música de trabalho do coletivo, que conta com a participação especial da cantora paulistana KIKA. A canção ganhou um clipe sensível construído por registros dos arquivos de Alex e Talita Cabral (coautora da música) e imagens captadas pela artista cearense Patrícia Araújo, que também assina a edição e montagem do vídeo.
O clipe, que também estreia no dia 02 de abril, traz imagens que perseguem a luz do prisma que atravessa personagens e corpos, dando ritmo e contorno a uma atmosfera de fluxos, fluidos e tempos. “Desde o início da construção de ‘Flor de Maio’, estabelecemos um processo de correspondência, em que cada um contribuiu, de algum modo, para a construção das imagens. Partimos da ideia central de que o clipe contaria com uma sequência que remetesse a memórias, paisagens e texturas de uma relação amorosa”, afirma Patrícia.
Intercâmbio EUA – BRA
A Orquestra Raiz é fruto da troca de saberes e intercâmbio cultural entre os artistas Alex Tea e Klaus Sena, onde cada um imprime sua essência, “sotaques musicais” e estilos próprios. Russo, americano e capoeirista, Alex representa essa amálgama de nacionalidades, ritmos e influências que torna o som da banda ao mesmo tempo único e universal. Brasileiro de Russas/CE e radicado em São Paulo, Klaus Sena é um importante músico e produtor musical da cena artística, que vem imprimindo sua potência rítmica em importantes trabalhos da música brasileira, como Tom Zé, Elza Soares, Dona Onete, Emicida, entre outros.
O início da Orquestra Raiz se confunde bem com o vínculo de Alex Tea (EUA) com o Brasil, que já é antigo. Fortemente influenciado pela nossa cultura, Alex ingressou na capoeira e fez intercâmbio cultural vivendo alguns meses em Fortaleza, onde retorna anualmente para novas temporadas. Trouxe o som do seu projeto Kiwi para o Brasil e montou uma banda de apoio, resultando na circulação do KiwiBrasil, trabalho que sela o início da parceria com Klaus Sena. Agora, Klaus assume junto a Alex a direção musical da Orquestra Raiz.
Ficha Técnica – Íris
Produzido por Alex Tea e Klaus Sena
Gravado entre 2019 e 2021 no Estúdio Índigo Azul – SP, por Klaus Sena; Studio Lafayette, NJ – EUA, por Alex Tea, e Estúdio Remanso – São Luís do Paraitinga, por Betão Aguiar.
Produção executiva e fonográfica Ana Carol Azeredo
Selo Índigo Azul
Distribuição Tratore
Flor de Maio – part. Kika
Composição – Alex Tea
Letra – Alex Tea e Talita Cabral
Arranjo – Betão Aguiar, Gil Oliveira, João Leão e Klaus Sena
Alex Tea – voz, coro e percussão
Kika – voz e coro
Talita Cabral – coro
Gil Oliveira – bateria
Betão Aguiar- guitarra
Klaus Sena – baixo, sintetizador e percussões
João Leão – piano elétrico e órgão
Judd Nielsen – órgão e sintetizador
Igor Caracas – congas
Robert Edwards – trombone
Jeremy Fratti- sax tenor
Rise
Composição e letra: Alex Tea
Arranjo: Alex Tea e Klaus Sena
Alex Tea – voz, coro e percussões
Gil Oliveira – bateria, percussões
Felipe Hostins – sanfona
Justin Rothberg – guitarras
Klaus Sena – baixo, sintetizador e percussões
Robert Edwards – trombone
Kenny “Bermuda” Whitehead – coro
Distractions
Composição, letra e arranjo: Alex Tea
Alex Tea – voz, violão, piano, sintetizador, bandolim e coro
Felipe Hostins – sanfona
Klaus Sena – sintetizador, percussões
Luca Raele – clarineta
Talita Cabral – coro
Joshua Adam – coro
Mistério
Composição: Alex Tea e Talita Cabral
Arranjo: Alex Tea
Letra: Paulo Leminski
Alex Tea – voz, sintetizador, percussões e coro
João Leão – violão
Klaus Sena – baixo, percussões
Gil Oliveira – percussões
Robert Edwards – trombone
Phil Engsberg – flauta
Hannah Selin – viola
Vanessa Perea – coro
Talita Cabral – coro
Jennifer Salazar – coro
Igor Caracas – bateria e pandeiro na faixa Mistério
Serviço:
Lançamento do EP Íris
Onde: https://tratore.ffm.to/irisep
Clipe da música Flor de Maio: http://bit.ly/youtubeOR
Facebook: www.facebook.com/orquestraraiz
Instagram: @orquestraraiz
Saiba mais: @_indigoazul