Os desafios da Educação brasileira serão debatidos durante Simpósio Nacional em Goiânia
De 10 a 12 de maio, V Sined vai trazer temáticas em destaque, a exemplo do uso das tecnologias na área de ensino e das perspectivas para o financiamento da educação
As temáticas mais importantes relacionadas à Educação no Brasil serão debatidas no V Simpósio Nacional de Educação (V Sined), entre os dias 10 e 12 de maio, no Auditório Conselheiro José Sebba, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia. Entre as principais temáticas a serem abordadas pelos debatedores está o uso das tecnologias, a exemplo da Inteligência Artificial, na área do ensino.
Também farão parte das discussões dos especialistas temas como o monitoramento dos planos de educação pelos Tribunais de Contas, a qualidade da educação pública e o controle externo, as perspectivas para o financiamento da educação, o Sistema Nacional de Educação e o Sistema Informatizado de Auditoria em Programas de Educação.
Iniciativas
O ministro da Educação, Camilo Santana, foi convidado a participar da abertura do Simpósio, que também prevê, durante a programação, a apresentação de experiências a partir da criação dos Gabinetes de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepes) em oito estados brasileiros. Esses Gabinetes estabelecem instâncias de diálogo e de cooperação entre o setor público e a sociedade civil para propor soluções para os desafios da educação.
Além de membros e técnicos do Sistema Tribunal de Contas, o V Sined é destinado a agentes políticos, imprensa, secretários de educação, gestores escolares, professores, conselheiros de educação e à sociedade em geral.
O V Sined tem realização do Instituto Rui Barbosa, por meio do seu Comitê Técnico de Educação, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, com apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracon).