Plano Operacional para o Fortal 2019

Órgãos públicos anunciam ações de segurança, trânsito, fiscalização e transporte urbano

A diretoria do Fortal 2019 reuniu hoje (24/07), em coletiva para a imprensa, os representantes de órgãos públicos para divulgação do Plano Operacional para o evento, que será realizado a partir desta quinta (25) até domingo (29).  Estiveram presentes os seguintes órgãos: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Juizado da Infância e Adolescência, Polícia Civil e a Perícia Florense.

Abrindo a coletiva, os diretores do Fortal 2019 Colombo Cialdini e Pedro Neto, ressaltaram a importância da parceria com os órgãos públicos para a realização do evento. “O Fortal é um evento da cidade e o sucesso nesses 28 anos de festival só é possível pela grande força com os Órgãos Públicos. A festa é planejada em todos os detalhes para quatro dias de muita festa e tranquilidade”, afirmaram.

A delegada Adriana Arruda, coordenadora da Copol, representando a Secretária de Segurança Pública, falou sobre as novas medidas tomadas para a edição de 2019. Em parceria com a Perícia Florence, o Fortal contará com um stand do órgão fixo no festival. O objetivo é agilizar laudos e perícias de possíveis ocorrências. 

Para garantir a segurança do evento, o Coronel Márcio Oliveira, respondendo pela Coordenadoria Geral de Operações da PMCE, informou que terá um efetivo de 679 homens no policiamento ao longo dos quatro dias do evento, distribuídos em três turnos, atuando a pé, em motocicletas, viaturas e em cavalos, nas principais vias de acesso e no em torno da Cidade Fortal.

A atuação da Polícia Civil foi informada pelo delegado Alexandre Ferraz. Ele explicou que um estande será montado dentro da área de eventos com inspetores e escrivães de plantão. “A Delegacia sede do polo plantonista do 9º Distrito Policial, cuja área circunscricional corresponde ao local de realização do evento, estará de plantão diuturnamente, durante o transcorrer da missão”, apresentou durante sua fala. Ao todo, serão cerca de 100 policiais civis durante os quatro dias de evento.

O Corpo de Bombeiros também estará com forte atuação no evento, de acordo com o Coronel Marinho, da coordenadoria operacional do órgão. Serão 20 homens por dia, que utilizarão três viaturas, com funções de salvamento, resgate e combate a incêndio. Segundo ele, o trabalho do Corpo de Bombeiros começa antes do evento, com a orientação necessária para a organização do evento. No dia do festival, o trabalho envolve ações de prevenção no local com homens para gerenciar possíveis crises, atendimento de primeiros socorros e ações de salvamento.

Em relação ao controle de trânsito, chefe do núcleo de fiscalização da AMC, Disraeli Brasil, que o órgão fará a partir do meio-dia todo o processo de sinalização e monitoramento de trafego na avenida Aldyr Mentor e nas principais rotas de chegada e saída da Cidade Fortal. Um efetivo diário de 100 agentes e orientadores de tráfego irão trabalhar em conjunto para otimizar o deslocamento do público.

O técnico em transportes da Etufor, Wilson Medeiros afirmou que 11 linhas terão um prolongamento de horário, três linhas vão aumentar o seu itinerário e programar 34 carros reservas no Terminal do Papicu que farão ligações diretas para o local do evento a partir das 14 horas. De acordo com ele, caso a demanda seja muito grande, há veículos reservas nos terminais que podem ser utilizados.

O evento conta ainda com o trabalho da Agefis, que atua na coibição do comércio ambulante irregular, conforme explicou Reginaldo Araujo, gerente de plantões fiscais e atividades especiais. “Nós teremos um efetivo de 13 fiscais de vigilância sanitária por dia, 7 fiscais de controle urbano, 5 motoristas, 40 auxiliares dia, 3 coordenadores e 2 gerentes trabalhando no dia do evento”, pontuou. Antonieta Mamede, do Juizado da Infância e da Juventude, disse que o órgão vai marcar presença com agentes presentes na Cidade Fortal que irão fiscalizar o consumo de álcool por menores de idade.