Projeto DJOPOI da Associação Tapera das Artes tem inscrições prorrogadas até o dia 20 de julho

As inscrições do Projeto DJOPOI, idealizado pela Associação Tapera das Artes, foram prorrogadas até o dia 20 de julho. A iniciativa que visa oferecer uma experiência científica musical, com foco na formação profissionalizante e no engajamento de adolescentes e jovens, decidiu estender o prazo dos cadastros para que mais jovens tenham a oportunidade de vivenciar uma experiência única e de forma gratuita. Para realizar a inscrição, o participante deve acessar o regulamento e preencher a ficha disponível no endereço: www.taperadasartes.org.br/djopoi.


A iniciativa, denominada de DJOPOI, expressão que em língua tupi significa “oferenda”, irá ofertar formação profissional em luteria (construção de instrumentos) e em práticas de instrumentos de cordas com a formação de uma orquestra, contando para isso com a participação de uma equipe de professores instrumentistas de referência internacional. Entre os instrumentos que serão trabalhados no projeto estão os arcos de violino, a viola, o violoncelo e contrabaixo, além de práticas coletivas de orquestra de cordas. O resultado do processo seletivo dos alunos será anunciado no dia 29 de julho. O período de matrículas será divulgado juntamente com o resultado. As aulas têm previsão de início em agosto, com data ainda a confirmar.

Na área de luteria, estão abertas: 14 (catorze) vagas para aprendizes em desempenho da luteria tradicional no aprendizado de construção de violino-viola-violoncelo-contrabaixo; 7 (sete) vagas para aprendizes em desempenho da arqueteria tradicional no aprendizado de construção de arcos de violino-viola-violoncelo-contrabaixo; 10 (dez) vagas para aprendizes em desempenho da luteria experimental no aprendizado de construção de instrumentos a partir de material orgânico, plástico, latas, madeira, e objetos recicláveis.

Já para as práticas coletivas com orquestra de cordas serão abertas 21 vagas para aprendizes selecionados do Estado do Ceará para residência artística a ser realizada no município de Aquiraz, onde fica a sede da Tapera das Artes, e 28 vagas para aprendizes do Estado de São Paulo para residência artística a ser realizada no município de Vinhedo, interior de São Paulo.
O Ministério da Cidadania e a Fresenius Kabi apresentam o projeto DJOPOI, que tem realização da Tapera das Artes, parceria institucional da Enartes – Música Meta Educação & Marketing Cultural, apoio da Azul Linhas Aéreas e Cerbras, patrocínio da Fresenius Kabi, Dakota, Usibras, FAN e Acal. O projeto é viabilizado pela Secretaria Especial da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313), por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).  

Tapera das Artes

http://www.taperadasartes.org.br/

Facebook: Tapera das Artes

Instagram: @taperadasartes_