TV News

Rebeca Mota é agraciada com a Comenda Socorro Abreu

O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil no Ceará aprovou o nome da presidenta da Rede de Mulheres Itinerantes e Atuantes( RIMA), Rebeca Mota, para ser uma das homenageadas com a Comenda Socorro Abreu. A cerimônia será no dia 05/04, às 18h na sede do Partido, na Av. da Universidade, 3199, no Bairro Benfica, em Fortaleza.

Recentemente, A Rede de Mulheres Atuantes Itinerantes ( RIMA) foi selecionada para o grupo de trabalho em Direitos da Mulher e Igualdade de Gênero do C20 – um dos Grupos de engajamento oficiais do G20
A representante é a presidente da RIMA, Rebeca Mota.

Perfil

Rebeca Mota é uma ativista política e social dedicada à promoção dos direitos das mulheres e das pessoas com deficiência. Seu compromisso começou em 2018, quando aceitou o convite da dra. Juliana Oliveira, uma cliente e amiga, para se candidatar nas eleições de 2020. Foi somente em 2020 que Rebeca assumiu efetivamente essa missão e passou a atuar de forma prática.

Neste mesmo ano, filiou-se ao PSB e concorreu ao cargo de vereadora em Fortaleza, saindo como a quinta mulher mais votada. Além disso, foi suplente de Vereadora na mesma eleição.

No ano seguinte, em 2021, conheceu Luciana Trindade, Secretária Nacional de Mulheres do PSB, e iniciou sua participação na organização do segmento feminino do partido em níveis municipal, estadual e nacional. Paralelamente, assumiu o papel de assessora de Luciana Trindade, acompanhando-a em diversas atividades políticas.

Em 2022, fundou o Grupo de Mulheres Itinerantes e Atuantes e foi convidada para ser Secretária de Mulheres do PSB em seu município. Também se candidatou a Deputada Estadual e foi eleita Diretora Nacional pelo congresso da Conam, ampliando sua atuação para a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza – FBFF, como assessora do Presidente da Instituição. Rebeca se destacou como a segunda mulher melhor votada e a sétima pela chapa do partido nas eleições de 2022.

Em 2023, Rebeca desfilia-se do PSB e se envolve com o PRTB, participando da organização inicial do Fórum de Mulheres de Partidos Políticos no Ceará. Mais tarde, se filia ao PT por um curto período e, ao final do ano, ao PSDB.

Em 2024, além de retornar ao PRTB para colaborar com a dra. Juliana Oliveira na organização do Movimento Popular Comunitário – MPC dentro do partido, Rebeca Mota fundou o canal Politizando entre Elas no formato digital. O canal atuará de forma ativa na política social e institucional, no debate junto às mulheres, e em breve contará com uma programação diária. A proposta do canal é debater sobre os diversos espaços de atuação da mulher, desde a organização de seu lar, social até a institucional, nas empresas e partidos políticos. Redes Sociais: @rebecamotapoliticasocial WhatsApp: (85) 99977.6598 Telefone de contato: (61) 99640.3482.