Riso, regionalismo e palhaçaria: coletivo artístico apresenta espetáculos “O Prisioneiro” e “La Moringa” no projeto “Comédia InCasa”

“Comédia InCasa” será exibido nos dias 26 e 27 de dezembro, às 19h, no Youtube – Clube da Comicidade –  pelo Grupo artístico K’Os Coletivo.

O Grupo K’Os Coletivo apresenta os espetáculos “O Prisioneiro”  e “La Moringa”, nos dias 26 e 27 de dezembro, às 19h, no Youtube (Clube da Comicidade). “O Prisioneiro” é inspirado na literatura regionalista de cordel e no dramaturgo Ariano Suassuna.  

O espetáculo conta que Eurico, senhor pão-duro e muito temente a Santo Antônio, vive em “pé de guerra” com Caroba, sua empregada, por causa de seu bem mais precioso: uma porca que ele guarda toda a fortuna. Isso porque Caroba, muito esperta, se aproveita da ausência do patrão, em casa, para tentar pegar o dinheiro que tem dentro da porca.

“O Prisioneiro” mantém a linguagem regional e é possível observar ações, vestimentas e maquiagem que trazem ao público o mundo do riso, da avareza, do grotesco, da esperteza e da literatura regional e de cordel. 

Já o espetáculo “La Moringa” foi inicialmente criado para apresentações na rua e traz clássicos da palhaçaria e improvisações teatrais com cenário e figurino que remetem aos grandes circos antigos. De forma cômica, “La Moringa” retrata a realidade itinerante dos circenses que vão de cidade em cidade em busca de sobrevivência pela arte. 

No espetáculo Pipiu e Tramela trazem em cena dois palhaços que, para comer no fim do dia, transformam-se no Grande Adivinho Pipóvski e a Grande Madame Tramelus.

“Os espetáculos ‘O Prisioneiro’ e ‘La Moringa’, no projeto “Comédia InCasa”, expõem um pouco dessa trajetória e abre caminhos para uma nova forma de trabalho: o audiovisual e a música, que já fazem parte do nosso cotidiano, mas que agora passará a compor os trabalhos e pesquisas do grupo”, afirmou o ator Aldrey Rocha.

“O Prisioneiro” e “La Moringa” são de censura livre e contam com intérprete de Libras. “No ambiente virtual, vai ficar registrado isso tudo. O ‘Comédia InCasa’ marca esse trabalho que o grupo vem desenvolvendo ao longo desses quase 15 anos. Além disso, o público fica mais abrangente”, declarou a atriz Aline Campêlo, integrante fundadora do grupo. 

Comédia InCasa

O projeto “Comédia InCasa”, apoiado pela Lei Aldir Blanc, por meio da Prefeitura de Fortaleza, objetiva trazer ao público a apresentação dos espetáculos “O Prisioneiro” e “La Moringa”, em formato virtual, como forma de se reinventar dentro do cenário de pandemia. Além dos espetáculos, será oferecida a Oficina “A Graça é Sua O Riso é Nosso” como oportunidade de promover atividades ligadas à comédia aos alunos de uma Escola Pública Municipal de Fortaleza.

Sobre K’Os Coletivo

Com 14 anos de estrada, o grupo já se apresentou em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Piauí, Paraíba e Ceará. Em 2019, o K’Os Coletivo realizou a primeira turnê internacional pela Colômbia.

O K’Os Coletivo trabalha com circo e teatro, apresentando espetáculos cênicos, desenvolvendo ações formativas e realizando circulações. O grupo tem como principais linhas de pesquisas: a palhaçaria, a comicidade, a improvisação teatral e o teatro para bebês. 

Serviço:

Comédia InCasa – Espetáculos “O Prisioneiro” e “La Moringa”

Data: 26 e 27 de dezembro (sábado e domingo)

Hora: 19h

Transmissão: Youtube “Clube da Comicidade”

Censura: Livre

Informações: (85) 9 9648-3841