Sábado (17/agosto) tem Mostra Internacional MIAU no Pecém

A segunda temporada do MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual continua neste fim de semana. Desta vez a criançada do Pecém recebe a programação no sábado (17) em uma sessão ao ar livre na Praça da Igreja, às 19h30. O acesso é livre e gratuito.

O MIAU ergue uma estrutura para a exibição dos filmes e faz uma divertida ambientação, com direito a tapete vermelho, como é característico em grandes festivais de cinema no mundo. E como cinema combina com pipoca, vai ter carrinho de pipoca estilizado com pipoca de graça para o público infantil. Cada criança recebe também uma programação em formato de máscara de gato, que é a marca do MIAU.

Lançado em maio deste ano, com mais de 30 sessões em cinco cidades, o MIAU retornou em julho em uma nova temporada até o dia 23 de agosto, somando 18 sessões de cinema para a criançada de Fortaleza e São Gonçalo do Amarante. Na primeira fase, a mostra alcançou um público total de cerca de 11 mil pessoas, dos quais 4 mil formado por alunos da rede pública de educação.

OS FILMES

Na tela do cinema, serão exibidos curtas-metragens brasileiros e de outros países, cujos conteúdos fazem rir e pensar, estimulando um pensamento crítico e criativo acerca das múltiplas identidades infantis contemporâneas. São filmes que buscam despertar nas crianças valores como sustentabilidade, preservação ambiental, cidadania, família e amizade, democratizando conteúdo audiovisual de qualidadecom foco no protagonismo infantil. A curadoria é de Vanessa Fort, coordenadora dos festivais comKids e Prix Jeunesse Iberoamericano, com a colaboração dos diretores do MIAU, Emídio Sanderson e Osiel Gomes. Cada sessão tem dura cerca de 1 hora.

Na sessão serão exibidos os seguintes filmes: 5 mètres 80 (França, 2013, 5min, Animação), Disque Quilombola (Brasil / SP, 2012, 13min, Documentário), Nina (Brasil / CE, 2019, 2min53seg, Animação), El hombre más chiquito del mundo – Episódio: Agente de Trânsito (Argentina e França, 2017, 1min, Animação), O Fim do Recreio (Brasil / PR), 2012, 17min, Ficção), El hombre más chiquito del mundo – Episódio: Dentista (Argentina e França, 2017, 1 min, Animação), Fadas Magrinhas (Brasil / PE, 2015, 3min24seg, Clipe musical), Aquitã, o indiozinho (Brasil / RJ), 2015, 4min15seg, Animação), El hombre más chiquito del mundo – Episódio: Passo em falso (Argentina e França, 2017, 1min, Animação), Mobile (Alemanha, 2010, 7min, Animação). As sessões são encerradas com o filme de curta duração produzido pelos alunos da oficina de stop motion realizada pelo MIAU nas escolas Abá Tapeba e Alice Moreira de Oliveira, em Caucaia.

MAIS SESSÕES

Nessa segunda etapa do MIAU leva parte das sessões de cinema para sedes de instituições que desenvolvem importantes projetos sociais para crianças: nos dias 22 e 23 deste mês será na Vila das Artes, às 18h.

A Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (MIAU) é uma realização do Governo Federal e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura. Promoção: Via de Acesso à Arte e Cultura (VAAC) e Instituto Seara. Tem opatrocínio da Aeris. Parceria: Dégagé; Cinemateca da Embaixada da França no Brasil; Embaixada da França no Brasil; Institut Français; Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante; e Prefeitura Municipal de Fortaleza via Secretaria de Cultura (Secultfor).Apoio: Governo do Ceará via Secretaria de Cultura (Secult). Produção: Invento e D’grau.

SERVIÇO

MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual – Dia 17/08 – Às 19h30 na Praça da Igreja do Pecém (Av. Beira-Mar, 127 – Pecém, São Gonçalo do Amarante).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

DÉGAGÉ

Atendimento à Imprensa:  Sônia Lage e Ana Clara Jovino

85-3252.5401 / 99989-5876 / 98565-6364 / 98182-6364

Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira

degage@degage.com.br / www.degage.com.br

Instagram e Facebook: @degagecomunicacao