SEST SENAT mobiliza motoristas para cuidados no trânsito

Em Fortaleza, ações acontecem pontos estratégicos de concentração de profissionais do transporte

Nos últimos anos, a cidade de Fortaleza vem apresentando queda nos índices de acidentes de trânsito. O último Relatório Anual de Segurança Viária da Prefeitura de Fortaleza indica uma redução de 1,57% no número de acidentes com vítimas fatais entre 2019 e 2020. Até agosto de 2021, Fortaleza teve 93 óbitos no trânsito, contra 193 do ano de 2020, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Entretanto, é preciso sempre ter cuidado na direção, e os profissionais do transporte são agentes fundamentais para reduzir estes números.

Como forma de conscientização, o SEST SENAT realiza em todo o País uma série de mobilizações junto à categoria: a Semana Nacional de Trânsito, que ocorrerá entre os dias 20 e 24/9. Em Fortaleza, a iniciativa acontece em diversos pontos da capital, com profissionais de Odontologia, Fisioterapia e Psicologia dando orientações sobre cuidados com a higiene bucal, alongamentos para a coluna, respiração, e comportamento no que se refere ao respeito e à empatia. Também haverá aferição de pressão, esclarecimentos sobre os cursos de capacitação oferecidos pela instituição e o projeto Despoluir, da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans).

“Nosso objetivo é Sensibilizar sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde como forma de reduzir acidentes e vitima no trânsito.   Além disso, é importante observar a importância da constante atualização profissional como forma de garantir melhores práticas no trânsito”, define a coordenadora de Promoção Social do SEST SENAT Fortaleza, Cely Dias.

A mobilização conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran-CE, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e Sindicato dos Caminhoneiros do Estado do Ceará (Sindicam-CE).

Programação

20/9

Terminal de Passageiros de Antônio Bezerra –  Av. Mister Hull, 4465A – Padre Andrade

Horário: 9h às 16h

21/9

Detran-CE – Av. Godofredo Maciel, 2900 – Maraponga

Horário: 9h às 15h

22/9

Posto de Fiscalização da Policia Rodoviária Federal – BR-116, 2052 – Barrocão, Eusébio – CE

Horário: 8h às 11h

23/9

Viação Fortaleza – BR 116, Km 06, 2069 – Parque Iracema

Horário: 9h às 15h

24/9

Empresa Vitória –  Av. Dom Almeida Lustosa, 339 – Parque Albano, Caucaia – CE

Horário: 9h às 15h

SERVIÇO

Mobilização nacional Semana Nacional de Trânsito

Período: 20 a 24/9