TV News

Surto de influenza e a preocupação com os pets

Com a chegada do período chuvoso, cães e gatos ficam mais vulneráveis à doença

O ano de 2022 começou como 2021, com um surto de gripe. Desta vez, além da Covid-19 e sua variante Ômicron, agora estamos enfrentando um grande número de casos de Influenza.

Diante desse cenário, os cuidados com os pets precisam ser redobrados, embora a virose que está afetando os humanos seja diferente da que se apresenta em cães e gatos, é o que explica a médica veterinária da Mundo Pet, Dra. Roseanne Sales.

“Na verdade, a influenza que dá nos humanos não é a mesma que dá nos animais. Agora, os animais também podem, nesse período mais chuvoso, ter mais predisposição a ter a influenza, a gripe canina, tosse dos canis, como a gente chama”, esclareceu a veterinária, que atua na área clínica da Mundo Pet.

E assim como para os humanos, a vacina para os pets é o método mais eficaz contra esse tipo de doença, evitando que os bichinhos sofram algum trauma respiratório.  “Existem vacinas contra essas cepas, como a vacina nasal, vacina oral e vacina injetável”, enfatizou a Dra. Roseanne. A médica reforça que a vacina deve ser repetida anualmente.

COMO EVITAR

Essa doença é transmitida através do contato do pet com um outro que já esteja infectado ou no contato com objetos que também carregam o vírus. Para isso, a recomendação é que se evite aglomerações, lugares que contenham muitos animais e até mesmo a creche. 

Alguns sintomas leves aparecem logo nos primeiros dias de infecção, entre eles, a tosse, corrimento nasal, febre e conjuntivite. Mesmo que assintomáticos, é necessário que você leve seu pet para o veterinário e tenha o acompanhamento de um profissional. 

Sobre a Mundo Pet

Atuando nos estados do Ceará, Bahia, Pernambuco e Paraíba, Rio Grande do Norte e Pará, a Mundo Pet hoje conta com 12 lojas espalhadas pelo norte/nordeste brasileiro oferecendo serviços como Estética e Clínica Veterinária, além de produtos como alimentos, petiscos, medicamentos, acessórios, brinquedos ou casinhas/aquários/viveiros.

Saiba mais em:  www.mundopet.com