TV News

Trabalho home office pode aumentar risco de lesão ortopédica

O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) – Regional Ceará, Dr. Leonardo Drumond, destaca sobre o “pescoço tecnológico”, muito comum nesse período devido o maior uso dos smartphones 

Os novos hábitos na rotina de trabalho e de estudos de muitas pessoas mudaram em função da pandemia do Novo Coronavírus. As modalidades home office e aulas online foram as alternativas para milhares de brasileiros darem continuidade às suas atividades no isolamento social. No entanto, esse novo formato pode ser a principal causa do aumento das lesões ortopédicas. 

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) – Regional Ceará, Dr. Leonardo Drumond, a dor nas costas é uma das queixas mais comuns. “São incômodos que surgem pois, dificilmente as pessoas se sentam em cadeiras adequadas e trabalham em mesas com altura apropriada. Muitas vezes trabalham na cama, na rede, no sofá, com o computador no colo, entre outras situações que comprometem a postura corporal”, afirma, completando que as lesões mais comuns causadas pelos maus hábitos na postura acontecem na coluna cervical e na região lombar.

Entre as principais orientações para evitar lesões no home office, ele destaca que o quadril e os joelhos devem estar no ângulo de 90 graus e as costas acomodadas na cadeira. “Firmar os pés no chão ajuda a conseguir a melhor postura e manter a tela do computador na mesma altura dos olhos para não forçar o pescoço. Os braços também devem estar apoiados na mesa, para evitar tensão nos punhos”, orienta. 

Pescoço tecnológico

O Dr. Leonardo Drumond destaca, ainda, que neste período de isolamento social também são recorrentes casos do chamado “pescoço tecnológico”. “Surgem em decorrência do mau posicionamento dos smartphones em relação ao eixo de visão. A situação agravada tendo em vista a média de uso de celulares da população mundial é de 4 horas diárias. Além de muita dor, esses desvios posturais podem causar lesões”.
Para que o home office e as aulas online possam ser uma experiência saudável durante a pandemia, o ortopedista destaca a importância de incluir alongamentos  e exercícios físicos na rotina. “A cada meia hora, levante e faça uma caminhada pela casa. Estique a coluna para evitar dores lombares e no pescoço. Também alongue os punhos para minimizar o efeito do uso prolongado de mouse, o que pode levar a uma tendinite ou a uma Lesão Por Esforço Repetitivo (LER)”, finaliza.