Gastronomia

Unifametro reúne convidados da culinária cearense em experiências temáticas do curso de Gastronomia

O curso de Gastronomia do Centro Universitário Fametro (Unifametro) reuniu formadores de opinião, influenciadores, chefs renomados da culinária cearense e o corpo docente da instituição para viver três experiências gastronômicas nos dias 14, 15 e 16 de junho, no Núcleo de Gastronomia da Clínica Integrada da IES. Inspirados nos sabores das regiões de Bordeaux, na França; Toscana, na Itália; e Mendoza, na Argentina, os eventos foram pensados e elaborados, desde o menu até a decoração pelos estudantes de Gastronomia da instituição, como Trabalho de Conclusão de Curso, sob a supervisão dos professores. 

Bordeaux

A primeira viagem, realizada na quarta-feira (14), trouxe a delicadeza e o requinte da culinária francesa da região de Bordeaux. Como opções de entrada, os estudantes serviram canapés folhados, com recheio de creme de alho poró e cogumelos, e  uma sopa de cebola com cestinha de massa filo, croûton e queijo gruyere ralado; logo em seguida, o prato principal trouxe magret de pato com geleia de frutas vermelhas reduzidas com vinho tinto e mousseline de batata, acompanhado de batata mil folhas; a releitura da dacquoise, tradicional doce francês feito à base de merengue e bem conhecido nas confeitarias francesas, finalizou a primeira experiência.

A primeira experiência contou com as presenças do cozinheiro, consultor e personal chef  Luiz de França, do chef Jean Ribeiro, vencedor da edição 2022 do Prêmio Nacional Dólmã, evento conhecido como o “Oscar da gastronomia brasileira”, do chef Thales Romão, da Molino Padaria Artesanal, e de Gil de Sousa, da empresa Solmar.

Toscana

Na quinta-feira (15) foi a vez de viajar pelos sabores típicos da região de Toscana, na Itália, empregados com fidelidade na elaboração cuidadosa dos pratos. O menu composto por um amuse-bouche repleto de esferas de molho ao sugo, espuma de queijo parmesão, farelo de pão e manjericão, e uma entrada de affettati misti com finas carnes defumadas acompanhadas de salada, pão e pesto introduziram a mistura de sabores italianos. Como prato principal, uma lasanha preparada com massa fresca, bolonhesa, molho bechamel e queijo; e a reprodução do schiacciata alla fiorentina, doce toscano famoso no período carnavalesco, para finalizar.

Estiveram presentes os chefs Frederico Jayme, que tem conquistado a mesa dos clientes com seu projeto inovador Restaurante Online, e Pedro Goes e Pedro Paulo, do restaurante Mangue Azul.

Mendoza

A gastronomia da região de Mendoza, na Argentina, foi transportada para a Unifametro na última experiência ocorrida na sexta-feira (16). Entre as deliciosas receitas preparadas pelos alunos, estavam empanadas argentinas recheadas de carne moída, temperos típicos e molhos de mostarda e mel, harmonizados com vinho Carbenet Sauvignon como entrada; Bife de chorizo com molho de ervas e legumes grelhados como prato principal; e uma deliciosa Torta Mil Folhas, preparada com massa folhada, chantilly de amarulla, doce de leite argentino, avelã e chocolate branco caramelizados, harmonizados com licor de café como sobremesa.

“Um evento gastronômico como esse, ainda mais em três dias,  envolve muita dedicação, pesquisa e envolvimento. Somos muito gratos a todos os nossos convidados por nos prestigiar com suas presenças, mas a gratidão é maior ainda pelos nossos alunos que deram tudo de si nesse processo de aprendizado e os nossos funcionários e professores, em especial a professora Inês Montenegro e Diego Suassuna, pela belíssima condução das turmas”, comemorou Thaís Feitosa, coordenadora do curso de Gastronomia da Unifametro.

Sobre o curso de Gastronomia da Unifametro

O curso de Gastronomia da Unifametro oferece formação integral e abordagem contemporânea, sendo ofertado no campus de Fortaleza (Centro). A estrutura curricular da graduação forma profissionais em sintonia com as inovações do setor gastronômico, por meio de um quadro de professores qualificados e atuantes no mercado. As habilidades práticas são desenvolvidas em cozinhas modernas e laboratórios diferenciados, no exclusivo Núcleo de Gastronomia, primeiro do Ceará a possuir um alambique para a produção própria de bebidas. O curso é ofertado na modalidade presencial e tem duração de 4 semestres.