TV News

Assessoria de imprensa: o por quê ela têm sido fundamental para a sobrevivência das empresas

O trabalho de assessoria de imprensa vem atraindo cada vez mais a atenção de empresários, líderes de entidades, profissionais autônomos, uma vez que este é um mercado com um grande potencial de crescimento devido ao destaque midiático proporcionado. Relacionamento é a palavra-chave!

Em um mundo cada vez mais conectado, nada mais normal que a assessoria de imprensa ganhe cada vez mais destaque, mas um aviso para quem deseja entrar neste segmento: É preciso se adaptar às mais diferentes áreas.

Em um ambiente cada vez competitivo quanto o da Internet e das mídias convencionais, a incorporação de técnicas e ferramentas de comunicação no trabalho de assessoria de imprensa se torna uma questão de sobrevivência ou não neste mercado. O grande erro da maioria das empresas e serviços , é tentarem desenvolver este trabalho no meio midiático transferindo práticas e rotinas utilizadas a 10, 15 anos. O mundo mudou. Simplesmente não funciona mais com fórmulas antigas!

Dentro deste cenário onde a busca pelo conteúdo de relevância e da indicação de perfis profissionais que fazem a diferença no mundo dos negócios; aparece uma figura central nestes processos de aproximação entre a mídia e os serviços: o Assessor de Imprensa. A TV Nordeste Vip bateu um papo com umas das principais referências nesta área, o jornalista Léo Capibaribe.
Ele que comanda as ações dinâmicas da Capibaribe Comunicação e vêm sendo muito solicitado pelos mais variados segmentos econômicos do estado.

“No nível tecnológico em que nos encontramos hoje em dia, em termos de comunicação e marketing nos meios digitais, uma assessoria de imprensa não pode ser encarada de forma isolada, como se não pertencesse ao conjunto de ações de marketing digital implementadas pelas marcas. Além de divulgar um determinado conteúdo, uma assessoria de imprensa precisa estar alinhada com outras ações de marketing digital, apoiando os esforços e potencializando-os. Hoje em dia, tudo no mundo digital está interconectado, portanto é preciso buscar essa sinergia.”, pontua Capibaribe.

Assesoria integrada com as demais ferramentas : sinônimo de Sucesso.

O envio de um press release, por exemplo, pode ajudar na criação de um público segmentado em campanhas de AdWords no Google, ou Facebook Ads. Pode também colaborar na etapa de link bulding no trabalho de SEO, otimização para ferramentas de busca.

No Inbound Marketing, por exemplo, contar com uma boa assessoria de imprensa é fundamental para disseminar o material produzido. “Tudo no marketing digital hoje em dia está conectado. Não existem ações isoladas, ou pelo menos não deveriam haver.”, afirma.
Dimensões distintas, como o marketing de busca e mídias sociais podem ser amplamente beneficiadas pelo trabalho de assessoria de imprensa, e isso é o que será cada vez mais cobrado pelos clientes. Trabalhar essa integração é agregar valor ao serviço e diferenciá-lo dos demais.

Assessoria de imprensa nas redes sociais

Outra dimensão do trabalho para uma assessoria de imprensa na Internet são as redes sociais, consideradas o veículo de maior alcance na web moderna. As marcas vêm buscando uma presença cada vez mais forte nas mídias sociais e um mercado gigantesco vem se criando nesta área.