Aumento da inadimplência provoca boom do mercado de recuperação de crédito

Empresa sueca Intrum expande seus negócios para a região Nordeste e elege Fortaleza como uma das principais cidades para crescimento

Dívidas, atrasos em pagamentos, inflação alta e renda achatada. O cenário é desafiador para empresas e famílias diante dos efeitos econômicos negativos decorrentes da pandemia. Dados do Serasa revelam que, de fevereiro a março, a quantidade de inadimplentes no Brasil passou de 61,56 milhões para 62,56 milhões de pessoas, o que representa 57,4% da população adulta do país.

O número de endividados em Fortaleza com atraso de pelo menos 90 dias do pagamento é o segundo maior entre as capitais do Nordeste e o quinto do País. Segundo informações do Serasa, em janeiro de 2021, 990.956 pessoas estavam nessa situação na Capital cearense. Na região Nordeste, apenas Salvador passa a Capital cearense, com 1,056 milhão de inadimplentes. 

Atenta ao cenário, a empresa sueca de recuperação de crédito Intrum chegou ao Brasil e já tem R$ 2 bilhões em dívidas sob administração. A expectativa da companhia é expandir os negócios na região Nordeste, a começar por Fortaleza. “A inadimplência vai explodir em 2021 e o mercado vai precisar de liquidez. Queremos estar prontos para essa oportunidade”, disse o CEO da Intrum no Brasil, Ulisses Rodrigues.

A operação brasileira é a primeira que a Intrum estabelece fora da Europa, prevendo um boom no setor a partir de 2021, uma vez que instituições financeiras comecem a limpar suas carteiras afetadas pelos efeitos da pandemia da Covid-19. “Com o término dos programas emergenciais do governo e dos períodos de carência oferecidos pelos bancos no pagamento de prestações de financiamentos, a deterioração dos empréstimos ficará mais visível”, destaca Ulisses.

A empresa prevê fazer do Brasil, onde chegou em 2018, um de seus cinco principais mercados e estima ser uma das três maiores do país até 2024. “Queremos triplicar o faturamento para nos tornarmos relevantes”, disse Rodrigues, que hoje lidera uma equipe de cerca de 40 pessoas e que deve dobrar até o fim de 2021.

Sobre a Intrum

A Intrum é a empresa líder, na Europa, na prestação de serviços de gerenciamento de crédito e de ativos. Centenária, está presente em 25 países, oferecendo às empresas um portfólio de soluções que cobrem toda a cadeia de gestão de crédito. 

Com atuação voltada a potencializar o fluxo de caixa e a rentabilidade das empresas, apoia pessoas jurídicas e físicas na regularização de débitos. Com sede em Estocolmo, na Suécia, a Intrum conta com uma equipe de mais de nove mil funcionários, atendendo aproximadamente 80 mil empresas em toda a Europa e na América Latina. Com ações negociadas na Nasdaq de Estocolmo, registrou faturamento de 2 bilhões de euros em 2020.