TV News

Como lidar com o luto antecipatório no ambiente hospitalar

Clube de estudo sobre a morte realiza live sobre técnicas e discussões do luto em espaços clínicos

Ao abordar a universalidade do luto, distinguem-se variadas camadas, dentre elas, o luto antecipatório, manifestado no ambiente hospitalar. Pesquisas realizadas entre 2020 e 2023 em hospitais brasileiros concluem que a prevalência do sentimento predomina em pacientes com doenças graves e seus familiares.

O médico-cirurgião plástico e psicoterapeuta Russen Moreira ressalta a importância de falar abertamente sobre o luto antecipatório. “No ambiente hospitalar, frequentemente, lida-se com esse tipo de situação, assim sendo, é de suma importância que existam orientações bem fundamentadas e baseadas em evidências”, comenta.

Ao debater a temática, torna-se o processo do “morrer” mais natural. A coordenadora do Clube Tanato, a psicanalista Natália Pinto, ressalta que o assunto deve ser comentado de forma empática, seguido de técnicas e protocolos. “Existem fundamentos que podem guiar o processo do luto de forma sensível e humanizada”, declara. “Para lidar com esse fator, é necessário o conjunto de implementações, desde a capacitação de profissionais a cuidados paliativos para a família do paciente”, conta.

Pensando nisso, acontece nesta quinta, 22 de fevereiro, a partir das 20h, a realização de uma live no Instagram do Clube Tanato, maior espaço de estudo sobre tanatologia em Fortaleza. Com a presença do médico-cirurgião plástico e psicoterapeuta Russen Moreira, a conversa foi ministrada pela coordenadora do Clube, a psicanalista Natália Pinto. Com a temática “Luto antecipatório no ambiente hospitalar”, foram analisados os métodos e estratégias de abordagem humanizada, visando o debate e a busca da desmistificação da morte.

Sobre o Clube Tanato
O Clube Tanato é um projeto de iniciativa da Rede Memorial Fortaleza e tem o intuito de falar abertamente sobre a vida, a morte e o morrer de uma forma leve e livre de tabus, ajudando as pessoas a ressignificarem o olhar sobre a consciência da finitude. Já foram impactadas milhares de pessoas, entre cientistas, especialistas e comunidade.

Formação em Tanatologia
Data: 22 de fevereiro de 2024
Hora: 20h da noite
Local: @clubetanato

Assessoria de Imprensa do Clube Tanato
Jornalista: Mônika Vieira
Contatos: (85) 987792007 / contato@inspiracomunicacao.com.br