Corpo de Bombeiros e Unimed Fortaleza entregam primeiro lote de postos guarda-vidas na Praia do Futuro nesta quinta-feira (26)

Nesta primeira etapa da obra estão sendo entregues quatro torres, do total de 11 postos distribuídos ao longo da orla que estão sendo revitalizados por meio da parceria público-privada. O projeto tem previsão de conclusão em janeiro de 2021.

Na manhã desta quinta-feira (26/11) foi realizada solenidade de entrega do primeiro lote dos novos postos guarda-vidas da Praia do Futuro. Os equipamentos estão sendo revitalizados por meio da parceria público-privada entre a Unimed Fortaleza e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No total, serão entregues 11 postos até janeiro do próximo ano. A iniciativa tem como objetivo promover a segurança e a proteção dos banhistas e oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais da guarnição de bombeiros desempenharem melhor suas atividades.

A cerimônia de entrega, realizada na barraca Terra do Sol, contou com as presenças do comandante geral do CBMCE, Coronel BM Luís Eduardo Soares de Holanda, do presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Elias Leite, e do diretor comercial da cooperativa médica, Dr. João Borges. O evento contou ainda com uma simulação de salvamento do Corpo de Bombeiros.

“Estamos muito felizes de ver sair do papel esse projeto que abraçamos com orgulho, pois tanto a Unimed Fortaleza quanto o Corpo de Bombeiros trabalham com foco na prevenção e no cuidado com as pessoas, valorizando a vida. Queremos que essa parceria contribua com o trabalho dos bombeiros para que possam intensificar o trabalho de prevenção de ocorrências de afogamento na Praia do Futuro, que é um local muito frequentado pelos fortalezenses e que atrai muitos turistas”, comentou Dr. João Borges.

Para a Unimed Fortaleza, a participação no projeto é também uma forma de reforçar a cooperativa como referência no cuidado com as pessoas. “Entendemos que o compromisso da nossa empresa vai além do cuidado com a saúde dos seus clientes e acreditamos na importância de um olhar mais amplo, voltado para a comunidade em que estamos inseridos, por isso estamos sempre promovendo ações e apoiando projetos voltados para a valorização da cidade, para a preservação do meio ambiente e para o bem-estar da comunidade, como por exemplo o Bicicletar, que patrocinamos”, disse o presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Elias Leite.

Os postos da Praia do Futuro têm um layout inspirado nas torres de guarda-vidas das praias de Miami Beach, na Flórida, litoral sul dos Estados Unidos, idealizado com o objetivo de dialogar com a paisagem urbana da orla de Fortaleza. Com um design arrojado e estética moderna, os postos têm uma estrutura em formato triangular, possibilitando uma fácil identificação visual por parte dos frequentadores da praia e uma visão mais ampla por parte dos profissionais do Corpo de Bombeiros, permitindo um melhor monitoramento da área. A estrutura oferece abrigo do sol, vento e chuva, com melhor condição de trabalho e resposta mais eficiente nos salvamentos. Além disso, os postos estão sendo construídos com materiais sustentáveis, como a madeira e a telha ecológica, gerando baixo impacto ao meio ambiente.