Festival Abril com Bonecos abre inscrições para Oficinas gratuitas e on-line

As Oficinas de Fantoches e Confecção de Bonecos de Esponja estão com inscrições abertas até o dia 26 de abril

O Festival Abril com Bonecos promove ações formativas, entre os dias 28 a 30 de abril, através de duas oficinas on-line: a Oficina de Fantoches e a Oficina de Confecção de Bonecos de Esponja. As atividades foram desenvolvidas para possibilitar a troca de experiência e novas formações para artistas bonequeiros(as), grupos do Teatro de Bonecos e também para celebrar o Dia Nacional do Teatro de Bonecos, comemorado em 27 de abril. As atividades são gratuitas e as inscrições estão abertas até o dia 26 de abril, no link.

Oficina de Fantoches, com o ministrante Tales Luis, acontecerá no período de 28 a 30 de abril, de 9h às 12h, via plataforma Google Meet, com a duração de 9h/aula, inscrições clique aquiA proposta da Oficina é a construção de um boneco fantoche por aluno, na técnica muppet (luva com vara), através da iniciação à escultura em espuma e confecção de acabamento sobre a peça.

Para a criação do boneco fantoche é necessário possuir os itens da lista de material: 1 metro de feltro (da cor de preferência que fique o fantoche), 20cm de feltro (preto e na cor de contraste com a primeira escolha), 50cm de espuma 2cm, agulha, linha, cola de silicone ou contato, 2 colheres descartáveis, E.V.A ou papelão e tesoura. O facilitador, Tales, é artista plástico, designer, ilustrador e bonequeiro, atuante no Teatro de Bonecos há mais de 10 anos, atualmente integrante do Grupo “Breu”, na cidade de Eusébio.

Oficina de Confecção de Bonecos de Esponja, com o ministrante Ivanildo Bibiu, acontecerá de 28 a 30 de abril, de 14h às 17h, via plataforma do Google Meet, com a duração de 9h/aula, inscrições clique aqui. A oficina propõe o aprendizado de confeccionar bonecos articulados em esponja.

Para a concepção do boneco de esponja durante a oficina é necessário possuir os itens da lista de material: 2m esponja 1cm, 1m esponja 3cm, tintas (preto, branco, vermelho e amarelo), tecido (2m de malha preto ou bege), cola de contato (sapateiro), 1 paletó ou outro tipo de roupa, peruca ou lã, 1 par de luva, 1m de arame grosso, 1m arame fino, tesoura, pincel grosso e fino e E.V.A (branco e vermelho). O ministrante, Ivanildo, é palhaço, ator, manipulador de bonecos há mais de 28 anos no Teatro de Bonecos.

O Festival Abril com Bonecos é uma realização da Rede Cearense de Teatro de Bonecos, com a produção da Encena Produções Cerimoniais e Eventos e parceria com o Theatro José de Alencar. O projeto é patrocinado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n.º 14.017, de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural Ceará, Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura, apoio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Serviço

Festival Abril com Bonecos – Oficinas

De 28 a 30 de abril, on-line, via plataforma do Google Meet

Oficina de Fantoches

Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-de-fantoches—festival-abril-com-bonecos__1191714

Oficina de Confecção de Bonecos de Esponja

Inscrições em https://www.sympla.com.br/oficina-de-confeccao-de-bonecos-de-esponja—festival-abril-com-bonecos__1191704

Mais informações: redecearensedeteatrodebonecos@gmail.com, (85) 99677-5031 e Instagram @redecearensedeteatrodebonecos.

Todos os links importantes em: https://linktr.ee/redectb

Gratuito