Eventos Culturais

Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Paracuru recebem a 2ª Bienal Criança neste fim de semana

A abertura oficial será na sexta-feira, dia 28, às 15h, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza com “Bichos Dançantes”, da Focus Cia de Dança. Em São Gonçalo do Amarante, na sexta às 8h, acontece o curso “Autismo: por uma poética da corporeidade dançante”, com Rosa Primo. Toda a programação tem acesso gratuito.

Espetáculos, visitas guiadas e curso vão marcar o primeiro fim de semana de programação da 2ª Bienal Criança, parte integrante da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par em Par. O evento, que no último dia 19 lembrou o Dia dos Povos Indígenas com um lançamento na Aldeia Pitaguary – Monguba, em Pacatuba, terá abertura oficial nesta sexta-feira, dia 28 de abril, às 15h, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Os convites, gratuitos, podem ser retirados na bilheteria do cineteatro.

Até o dia 31 de maio, a 2ª Bienal Criança vai aportar em 8 cidades, somando mais de 90 atividades, entre apresentações artísticas e ações formativas, tudo com acesso gratuito. Além de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Paracuru, as cidades de Trairi, Sobral, Itapipoca, Tururu e Maracanaú também vão receber esta edição, que é apresentada pelo Ministério da Cultura e o Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. São mais de 100 profissionais da dança envolvidos nas atividades e o público estimado é de 15.000 pessoas. A programação completa pode ser acessada no site www.bienaldedanca.com e no instagram @bienaldedanca.

ABERTURA OFICIAL EM FORTALEZA

Em Fortaleza, na sexta (28), após a solenidade de abertura oficial, às 15h, e no sábado (29), no mesmo horário, a Focus Cia de Dança (RJ) apresenta, com o patrocínio da Petrobras, o espetáculo “Bichos Dançantes”, primeira obra infantil da companhia. As vozes dos personagens foram dubladas por grandes artistas brasileiros, como Reynaldo Gianecchini, Lucinha Lins, Evelyn Castro, Gabriel Leone, José Loreto e Mateus Solano. A programação da Bienal Criança, em Fortaleza, segue até o dia 30 de maio em diversos locais.

Na sexta e no sábado, às 14h, também no Cineteatro São Luiz, serão realizadas as duas primeiras de uma série de visitas guiadas a equipamentos culturais de Fortaleza. Nos próximos dias as visitas serão aos Cucas Jangurussu, José Walter, Pici e Mondubim. Serão formados grupos. Quem quiser participar, pode entrar em contato com a Bienal Criança pelo email bienaldedancace@gmail.com. Instituições e grupos de PCDs são bem-vindos a esta ação, que também é parte da Plataforma de Acessibilidade, eixo trabalhado pela Bienal de Dança desde 2016.

EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE

A programação em São Gonçalo do Amarante, que acontece até o dia 2 de maio, começa na sexta-feira (28) com o curso “Autismo: por uma poética da corporeidade dançante“, ministrado pela bailarina e professora Rosa Primo, às 8h, na escola Maria do Socorro Gouveia. No sábado e no domingo, a programação da 2ª Bienal Criança em São Gonçalo será a partir das 18h, no Centro de Convivência da Assistência Social – CRAS ABC Sede. Entre as atrações na cidade, “Folgança” (Paracuru Cia. de Dança), “D’KEBRADA, Memórias de um Território” (CorpoMudança, companhia do Instituto Katiana Pena), “A Mulher Mais Forte do Mundo” (Cia CLE) e “Bichos Dançantes” (Focus Cia. de Dança). Além disso, serão apresentados, no fim de semana, espetáculos desenvolvidos em três “Percursos de Criação”: um deles, conduzido por Rosa Primo com a Escola Municipal de Dança de São Gonçalo do Amarante; o segundo, realizado por Rosa Primo e Jônatas Joca com o Instituto Katiana Pena; e o terceiro, de Jorge Garcia com a Escola de Dança de Paracuru.

EM PARACURU

No domingo (30), a programação começa em Paracuru, onde a Bienal Criança estará com atividades até o dia 6 de maio. “Saori e Anahí”, de Maria Epinefrina e Wellington Fonseca, é a atração do domingo, às 19h, no Teatro David Linhares, no Centro Cultural Companhia de Dança.

QUEM FAZ

Apresentada pelo Ministério da Cultura e o Instituto Cultural Vale, a VII Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par – 2ª Bienal Criança é uma realização da Indústria da Dança, tendo como patrocinadores Instituto Cultural Vale, EDP, Cegás, Cagece e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Bom Jardim, Rede Cuca, Vila das Artes, Instituto Iracema e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor e Secretaria Municipal da Juventude. Parceria: Prefeitura de Itapipoca (através da Secretaria da Cultura), Prefeitura de Paracuru, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, Prefeitura de Trairi, Prefeitura de Tururu, Prefeitura de Sobral, Escola Indígena Itá-Ara, Centro Cultural Companhia de Dança, Escola de Dança de Paracuru e Paracuru Cia de Dança. Patrocínio: Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

PROGRAMAÇÃO DO FIM DE SEMANA

DIA 28/04 – SEXTA

FORTALEZA 

14h – Visita Guiada

15h – ABERTURA OFICIAL e “Bichos Dançantes” – Focus Cia. de Dança

Local: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

8h – “Autismo: por uma poética da corporeidade dançante” Curso – Rosa Primo

Local: EEF Maria do Socorro Gouveia (R. Francisco Duarte, 269 – Palestina)

DIA 29/04 – SÁBADO

FORTALEZA

14h – Visita Guiada

15h – “Bichos Dançantes” – Focus Cia. de Dança

Local: Cineteatro São Luiz

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

18h – “Percursos de Criação” – Rosa Primo e Escola Municipal de Dança de São Gonçalo do Amarante

19h – “Folgança” – Paracuru Cia. de Dança

20h – “D’KEBRADA, Memórias de um Território” – CorpoMudança

Local: Centro de Convivência da Assistência Social – CRAS ABC Sede (Av. Coronel Neto Martins, 677 – Centro)

DIA 30/04 – DOMINGO

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

18h – “A Mulher Mais Forte do Mundo” – Cia CLE 

18h40 – “Percursos de Criação” – Rosa Primo, Jônatas Joca e Instituto Katiana Pena 

19h – “Percursos de Criação” – Jorge Garcia e Escola de Dança de Paracuru

20h – “Bichos Dançantes” – Focus Cia. de Dança

Local: CRAS ABC Sede

PARACURU

19h – “Saori e Anahí” – Maria Epinefrina e Wellington Fonseca

Local: Teatro David Linhares (Rua Waldemar Barroso, 175 – Boca do Poço)

SERVIÇO

VII Bienal Internacional de Dança do Ceará De Par em Par – 2ª Bienal Criança – Abertura oficial no dia 28 de abril no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza (Rua Major Facundo, 500 – Centro). Espetáculos e ações formativas até o dia 31 de maio em 8 cidades. A programação completa poderá ser consultada no site www.bienaldedanca.com e no instagram @bienaldedanca. Informações: bienaldedancace@gmail.com. Toda a programação tem acesso gratuito.