Home office: benéfico para empresa e colaboradores

Consultor detalha como uma empresa deve adotar o modelo permanente de trabalho à distância


O sistema de home office foi adotado por grande parte das empresas devido ao isolamento social acarretado pelo coronavírus. Por conta de seus benefícios, algumas organizações decidiram estabelecer o modelo de trabalho à distância de forma permanente. No entanto, para que o sistema funcione, é preciso planejamento.

O trabalho remoto permite ao colaborador uma maior produtividade de trabalho, flexibilização de horário, além de evitar desgastes com deslocamentos. Conforme o consultor empresarial, Kleber Leite, “para que o home office aconteça de forma eficiente, primeiramente, é necessário que a empresa forneça as ferramentas adequadas para o profissional, sobretudo, um sistema de tecnologia da informação”, afirma.

Cada nicho mercadológico tem uma forma particular de funcionamento, por isso, segundo o consultor, é preciso estudar cada caso particularmente. “É preciso analisar o organograma de cada empresa e estabelecer métodos e um planejamento que se adeque a eles. Por isso, deve ser realizado uma consultoria empresarial para identificar os processos”, esclarece Kleber.

Há mais de uma década, a VSM Comunicação adotou o modelo de teletrabalho na empresa, sendo uma das primeiras corporações a implementar o sistema. Devido à pandemia do Covid-19, o sistema home office foi retomado integralmente para garantir a segurança dos colaboradores. Marcos André, CEO da VSM Comunicação, explica que, “o home office tem funcionado bem com a nossa equipe. Temos conseguido bons resultados e o fluxo de trabalho não sofreu alteração. Para garantir o pleno funcionamento das atividades, contamos com dois gerentes que estão em constante comunicação com os nossos profissionais.”

“A tecnologia tem sido uma grande aliada para garantir o pleno funcionamento. Semanalmente, realizamos reuniões de planejamento por videoconferência, além da constante comunicação pelo WhatsApp. Já para o acompanhamento de tarefas, temos um sistema de registro de atividades, em que também é possível contabilizar as horas trabalhadas”, detalha Marcos André.