TV News

Móveis funcionais e ergonomia: Floraplac ensina a planejar o mobiliário do seu imóvel

Dicas estão disponíveis no novo episódio da websérie FloraLab no YouTube

Móveis planejados podem trazer mais conforto e praticidade ao dia a dia, além de muitas vezes garantir o melhor custo-benefício para o orçamento. Mas para que isso seja de fato assertivo às necessidades do cliente, algumas dicas ajudam na hora de planejar o mobiliário planejado, como explica Márcio Adriano, designer de interiores e marceneiro do Estúdio MDF. Ele é o convidado do novo episódio do FloraLab, websérie produzida pela Floraplac no Youtube, que traz vídeos inéditos todos os meses com temas envolvendo o universo da marcenaria e arquitetura.

“Na hora de planejar seu mobiliário, as características antropométricas e o dimensionamento desses objetos têm de ser levado em consideração. E isso depende muito do uso de cada pessoa. É preciso atender às necessidades do cliente, se ele precisa de mais praticidade, higiene, segurança, ou tudo isso”, destaca Márcio.  

Na cozinha planejada, por exemplo, alguns aspectos têm de ser analisados, como o dimensionamento exato do mobiliário das bancadas de pia, o mobiliário aéreo e o tipo de abertura para cada um desses móveis e dos eletrodomésticos. “A área para um fogão tradicional é diferente da área para um forno embutido, por exemplo. Na cozinha, tudo tem de ser pensado a fim de proporcionar conforto e praticidade nas atividades diárias”, afirma. 

Outro local que merece atenção é o cantinho de home office, que ganhou muita adesão no período de pandemia. Márcio explica que o layout do espaço de trabalho em casa precisa estar de acordo com a tarefa que cada indivíduo desempenha. “Pode ser que seja necessário um tipo de armazenamento diferente, um mobiliário com conjuntura específica, uma área mais ampla ou menor para itens mais básicos, espaço para uso de telefone, notebook ou computador, se for o caso, dentre outros fatores”, diz. 

Elementos como portas e nichos também podem ajudar a compor um imóvel mais funcional, mas requerem cuidados especiais. “Portas com abertura basculante não são tão indicadas para idosos, por exemplo. Neste caso seriam mais adequadas as portas de giro. Nichos e gaveteiras também precisam estar na altura ideal para os moradores do imóvel para facilitar no dia a dia”, alerta. 

Essas e outras dicas estão reunidas no novo episódio do FloraLab, “Ergonomia e Móveis Funcionais”, já disponível no Youtube, por meio do link: https://bit.ly/2UW8Tkd.  

Sobre a Floraplac

Com 11 anos no mercado, a Floraplac fica situada no município de Paragominas, no Pará, e faz parte do Grupo Concrem, que integra ainda a Concrem Wood e a Expama. Hoje, a empresa emprega cerca de 500 colaboradores diretos, sendo maioria nativa da região de proximidade da fábrica. A Floraplac tem consultores em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. A empresa segue ainda capacitando seus colaboradores e, junto a isso, mantém seu pilar de responsabilidade corporativa com programas socioeducativos que já favoreceram cerca de 15 mil crianças, principalmente filhos de funcionários. A empresa é a única fábrica de MDF do Brasil a ser autossuficiente em energia elétrica.