O Dia Estadual de Conscientização sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil é integrado ao Calendário Oficial de Eventos do Ceará

A nova data foi instituída pela Lei nº 17.026, de 10 de Outubro de 2019

Com o objetivo de disponibilizar para a população cearense mais informações e orientações acerca do câncer infantojuvenil, O Dia Estadual de Conscientização sobre o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará. A data será celebrada anualmente no dia 04 de setembro, mês da conhecida companha Setembro Dourado.

O projeto, desenvolvido pela Associação Peter Pan (APP), na pessoa da médica oncologista e hematologista pediátrica e Gerente da Técnica Médica da APP, Dra. Sandra Emília Almeida Prazeres, contou com o apoio da Deputada Estadual, Fernanda Pessoa, responsável por aprovar o projeto junto ao Plenário da Câmara dos Deputados.

Dra. Sandra explica a importância de contar agora com uma data exclusiva para falar sobre o Diagnóstico Precoce. “Diferente do câncer que atinge os adultos, não existem medidas preventivas para o câncer infantojuvenil, com exceção das vacinas de Hepatite B e HPV. Por isso, o principal aliado na busca pela cura é o Diagnóstico Precoce. Detectar essa doença bem cedo e trata-la em centros especializados, é o que vai contribuir para que esta criança ou adolescente possa ter uma qualidade de vida melhor, bem como a redução de sequelas no futuro. Durante todo o mês de Setembro, a Associação Peter Pan já vem trabalhando a campanha Setembro Dourado, porém agora temos mais um motivo para celebrar e lutar pela esperança de vida”, finaliza ela.

O câncer infantojuvenil

O câncer infantojuvenil é a doença que mais vitimiza crianças e adolescente de 0 a 19 anos no Brasil. Nos últimos 40 anos o tratamento do câncer infantojuvenil sofreu significativas mudanças. Hoje, cerca de 70% dos casos diagnosticados de forma precoce e tratados em centros especializados, como o Hospital Peter Pan, têm chances de cura. Além disso, grande parte dos pacientes podem ter uma boa qualidade de vida após o tratamento.

Os sintomas do câncer infantojuvenil são muito semelhantes as doenças comuns da infância, por isso é um papel da sociedade como um todo estar atenta as crianças e adolescentes. Sinais como palidez, hematomas sem causa aparente, perda de peso sem explicação, alterações nos olhos, inchaço abdominal e qualquer outro sintoma que persista deve ser investigado por um profissional de saúde.

Campanha Setembro Dourado

O Setembro Dourado é uma campanha nacional criada para chamar a atenção, através de ações preventivas e educativas, para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, bem como a importância do Diagnóstico Precoce.