Eventos Culturais

Ponto de Cultura Txai Cultura e Arte realiza troca de saberes com Pontos de Cultura do Estado do Ceará

Com ações formativas e artísticas gratuitas as atividades abrangem Pontos de Cultura do Estado do Ceará para dialogar sobre danças e ritmos

O projeto “Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes” consiste em ações culturais junto aos Mestres da Cultura, crianças, adolescentes e adultos em diversas atividades artísticas e realiza durante o mês de junho ações virtuais com três Pontos de Cultura da capital e do interior do Estado. As ações gratuitas proporcionam troca de saberes voltado para a linguagem da dança, iniciando com o Ponto de Cultura Maria Bonita, Ponto de Cultura CORDAPES e mediação pelo Ponto de Cultura Associação Txai Cultura e Arte, promovendo um bate-papo sobre o frevo, o maculelê, a capoeira, o Maracatu Cearense e sobre o xaxado.

As Oficinas de Danças para os Pontos de Cultura, com o total de 10 horas/aula e certificação, receberam facilitadores especialistas em dança dos diversos ritmos e estilos, integrantes Cia de Danças Populares Txai são eles: Ismaeil Linconl que vai dialogar sobre o maculelê e a capoeira, Ilssikleik Sales sobre o frevo, Marcio Almeida sobre a história do Maracatu Cearense, ainda Tailane Martins sobre o xaxado. Todo conteúdo será apresentado para os participantes dos Pontos de Cultura e serão atividades acessíveis e contaram com um intérprete de LIBRAS, durante todas as ações.

“Será uma roda de conversa sobre os trabalhos das danças que realizamos em nossos espetáculos e tentaremos construir um diálogo favorecendo o despertar pela linguagem da dança tradicional popular’’ explica Lairton Guedes, especialista em Arte, Educação e Cultura Popular e coordenador da Txai Cia de Danças Populares/CE.

O intuito com os encontros virtuais entre os Pontos de Cultura do interior do Estado para fazer explanações sobre as ações propostas e troca de experiências resultará também no documentário sobre as atividades do projeto “Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes” que vai relatar sobre as ações desenvolvidas no projeto. Será exibido pelos canais de comunicação oficiais da Associação Txai Cultura e Arte no final da execução de todas as ações do projeto. 

Ponto de Cultura CORDAPES

O Ponto de Cultura CORDAPES (Companhia de Ritmos e Danças Populares), fundado em 17 de outubro de 2007 com sede no conjunto Palmeiras, tem como objetivo estimular crianças, jovens e adultos a pesquisar e divulgar manifestações populares através da dança e música.

Trabalhando em uma área de extrema carência social e cultural, o Ponto de Cultura CORDAPES promove através de suas ações e projetos meios para fortalecer o desenvolvimento integral desse público.

Ponto de Cultura Maria Bonita

A Associação Cultural do Sítio Logradouro – Grupo Maria Bonita é uma Organização Social Jurídica, sem fins lucrativos, fundada em 13 de abril de 2000, sediada numa comunidade rural chamada Logradouro no município de Umari, região Centro Sul do Estado do Ceará.

Ao longo de duas décadas desenvolvemos vários projetos socioculturais para a população Umariense, dentre eles as ações do Ponto de Cultura Maria Bonita iniciadas em 2009 e que acontecem até hoje. As oficinas de formação em dança popular, música, teatro e artesanato beneficiaram centenas de pessoas.

Ponto de Cultura Associação Txai Cultura e Arte 

Em 03 de maio de 2016 foi instituída pelo Diário Oficial de União através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, portaria Nº 30 o uso de suas atribuições legais que lhes são conferidas pelo art. 13 do Decreto nº 7. 743 a Certificação como Ponto de Cultura inscrito na Plataforma da Rede Cultura Viva. 

E em 13 de fevereiro de 2020 a Secretária da Cultura do estado do Ceará por meio da Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural (CODAC) reconhece a entidade como Ponto de Cultura do Ceará, a partir dos critérios estabelecidos na Lei Estadual Nº 16.602, de 05.07.18 (D.O. 05.07.18) da Política Estadual Cultura Viva do Estado do Ceará. 

O Ponto de Cultura Txai Cultura e Arte desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade e contribui para acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Ceará. 

Sobre o Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes

O projeto “Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes” por meio da Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA e Ponto de Cultura Txai Cultura e Arte promovem atividades dos mais diversos segmentos culturais e linguagens artísticas como artesanato, audiovisual, capoeira, cultura tradicional popular e dança. As ações são inteiramente gratuitas e on-line, entre oficinas, apresentações culturais, rodas de conversa e mostra audiovisual. 

O projeto já realizou o encontro de Mestres e Mestras da Cultura ‘’Escutando e Sentindo o Mestre – Roda de Conversa com Mestres da Cultura do Estado’’ com os convidados, Mestre Rainha Almeida da tradição do Maracatu, Mestra Dina Martins da Cultura do Vaqueiro, Mestra Mazé Costa da Cultura Junina e Dylla Costa representando a manifestação cultural do Pastoril e mediação da arte-educadora Mirna Félix. A transmissão do encontro está disponível no YouTube da Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA, para assistir clique aqui. Promoveu também a roda de saberes com os Mestres da Capoeira, a Atividade de Capoeira – Roda de Saberes com o tema ”Memórias da Capoeira: Histórias de Vidas que se cruzam” recebeu os convidados Mestre Bobby, Mestre Paulão Ceará, Mestre Bob, Mestre Cruel, Mestre Olho de Gato, mediação do Mestre Olímpio, para ver e rever clique aqui.

E para acompanhar as ações do projeto, acompanhe as mídias sociais Instagram e Facebook

O Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes é uma realização da Associação Txai Cultura e Arte e Ponto de Cultura Txai Cultura e Arte em parceria com Ciranda Mídia e IOV Brasil. O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n.º 14.017, de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural Ceará, Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

A Associação Txai Cultura e Arte 

A Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA fundada em junho de 2012, atua na criação e execução de projetos culturais de formação e entretenimento. A Associação tem por missão formular, fomentar e executar atividades de pesquisas, documentação e apoio contínuo às expressões culturais populares brasileiras. Promovendo e divulgando as manifestações e festas populares de todas as categorias e gêneros, sejam tradicionais ou espetáculos de teatros, danças e musicais.

Serviço

Txai Ponto a Ponto – Compartilhando Saberes 

Oficina de Dança para Pontos de Cultura

5, 12, 19 de junho às 14h para o Ponto de Cultura Maria Bonita

22, 23 e 24 de junho às 19h para o Ponto de Cultura CORDAPES

*programação sujeita a alterações

Canal do Youtube Associação Txai Cultura e Arte – ATXAICA

https://www.youtube.com/channel/UCQix3VUd9W_MSwUQuRZGI3w

Instagram @associacaotxaica