TV News

Trust Control lança serviço de cibersegurança 24 horas para empresas

Security Operations Center (SOC) atua na detecção, na resposta e na prevenção de ameaças cibernéticas em tempo real. Foco são instituições financeiras, companhias da área de saúde e do varejo

Um serviço que cuida 24 horas por dia dos sistemas de comunicação da empresa e a protege contra invasões de hackers, roubo ou sequestro de dados, entre outros prejuízos. Estas são as vantagens do Security Operations Center (SOC), a ser lançado nesta terça-feira (dia 23) pela Trust Control, companhia cearense especializada em cibersegurança corporativa. Com uma equipe focada em segurança cibernética, o SOC atua na detecção, resposta e prevenção de ameaças cibernéticas em tempo real. “Este centro de operações de segurança trabalha para proteger sistemas de informação. E tem como meta prevenir e reduzir os danos que podem ocorrer em uma organização, como perda de dados, interrupção de serviços e prejuízos financeiros”, detalha Alberto Jorge, CEO da Trust Control.

“Imagine o caso de uma indústria farmacêutica, uma fábrica de alimentos ou mesmo uma companhia financeira que tenha o sistema invadido por cibercriminosos: em qualquer um desses casos, a invasão pode significar a paralisação das operações, a perda de dados e inúmeros prejuízos”, exemplifica Alberto Jorge. “Para atender a essas necessidades, o SOC inclui a detecção de ameaças avançadas, a necessidade de tempo de resposta rápido, a garantia de visibilidade e controle sobre a rede, além do cumprimento de regulamentações de segurança de dados, escassez de recursos e expertise em segurança cibernética, minimizando danos e protegendo a integridade dos sistemas e dados da organização”, observa o CEO da Trust Control.

Setores da economia
Empresas de praticamente todos os setores da economia podem se beneficiar do Security Operations Center da Trust Control, especialmente aquelas que lidam com informações confidenciais e sensíveis, com destaque para instituições financeiras, empresas da área de saúde e varejo. “Bancos, seguradoras e outras organizações financeiras precisam de cuidados extras com informações sensíveis, como dados de clientes e transações. Hospitais, clínicas, laboratórios e empresas semelhantes lidam com informações médicas confidenciais, registros de pacientes e dados de seguros, precisando cumprir regulamentos de privacidade”, ressalta Alberto Jorge, CEO da Trust Control.

Outro segmento contemplado pelo SOC da Trust Control é o varejo, um dos principais alvos dos cibercriminosos. “Lojas físicas e online, bem como marketplaces, processam transações financeiras, armazenam informações de clientes e gerenciam inventários, necessitando proteger esses dados contra ataques cibernéticos e fraudes”, ressalta Alberto Jorge.

De acordo com o CEO da Trust Control, o Security Operations Center pode ser uma ferramenta estratégica para as empresas, dentro das práticas de cibersegurança. “Na atualidade, investir em cibersegurança é estratégico. O SOC ajuda a evitar despesas muito maiores decorrentes de danos à reputação, multas regulatórias e perda de dados confidenciais. Além disso, o Trust SOC 360 foi desenvolvido com tecnologias avançadas de detecção e análise de ameaças, com consultoria e suporte para minimizar qualquer impacto nas operações diárias. Além disso, utiliza inteligência artificial para realizar o monitoramento e detecção, tornando-se um investimento estratégico, diante do volume de tentativas de ataques e da escassez de mão de obra especializada no mercado”, reforça Alberto Jorge.