Campanha alerta sobre relação entre problemas cardíacos e doenças como depressão e câncer

De acordo com a Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. No entanto, a maioria delas pode ser prevenida por meio da adoção de hábitos saudáveis. Nesta semana, de 28 de setembro a 2 de outubro, a cardiologista Thais Moreno promove, em seu perfil oficial do Instagram, campanha informativa sobre os cuidados com a saúde cardíaca. A programação inclui live, com tira-dúvidas, e posts informativos.

Saúde do Coração, doenças cardíacas e depressão e a relação entre o câncer de mama de problemas cardiovasculares serão os temas trabalhados por Moreno. A proposta da médica é lembrar sobre o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro e ainda trabalhar aspectos relacionados às campanhas do Setembro Amarelo e Outubro Rosa, temas de saúde que também se relacionam com a saúde cardíaca.

Uma pesquisa publicada no Journal of Cancer, em dezembro de 2019, demonstra que sobreviventes ao câncer de mama têm mais chances de apresentarem problemas cardíacos no futuro. Por isso, é importante a realização de um acompanhamento à longo prazo.

Por outro lado, a depressão, doença que tende a ser a mais comum do planeta até 2030, segundo projeção da Organização Mundial de Saúde (OMS), também pode ser causa de uma diversidade de outras enfermidades. De acordo com pesquisa da University of South Australia, divulgada na Molecular Psychiatry, colocou a depressão como uma causa genética de até 20 doenças diferentes. Seguindo a pesquisa, problemas cardíacos também podem ser agravados pela doença causada pelo desequilíbrio hormonal. 

“È preciso reafirmar que corpo e mente estão diretamente relacionados. A saúde de um, depende do outro. Da mesma forma, doenças graves, mesmo após curadas, podem ter consequências futuras. Por isso, é importante ter atenção e manter hábitos saudáveis”, afirma a especialista.

Serviço:

Campanha “Semana do Coração”

Quando: de 28 de setembro a 2 de outubro

Onde: Perfil Oficial Thais Moreno (@drathaismoreno)

Sobre a médica – Dra. Thais Moreno

Residência em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de São Paulo. Especialista em Melhoria Contínua pelo Institute for Healthcare Improvement. Fala sobre cardiologia com foco em prevenção cardiovascular, hipertensão, insuficiência cardíaca, e problemas cardíacos na mulher pós-menopausa.