TV News

Conselho Municipal de Trabalho (COMUT) reúne-se com IPECE visando discutir o mercado de trabalho cearense

De acordo com o PNADC/IBGE, em pesquisa elaborada pelo IPECE, a população na Força de Trabalho tanto no Ceará quanto em Fortaleza concentra-se na faixa de 25 a 59 anos (76%). Hoje, em Fortaleza, a participação da população ocupada é de 35,2%. E, durante a pandemia, o incremento da taxa de ocupação teve uma queda de – 5,56 pontos percentuais (no período compreendido entre o primeiro trimestre de 2020 ao segundo trimestre de 2021). Durante o mesmo período, o incremento também foi negativo no Ceará, com – 2,90 pontos percentuais. Ainda no referido período, Fortaleza aumentou em 11,8 pontos percentuais sua participação no total de pessoas subocupadas por insuficiência de horas e aumentou em 9,3 pontos percentuais sua participação no total de pessoas desocupadas.

Em relação à escolaridade dos trabalhadores, em Fortaleza, as atividades com maior escolaridade média foram “Administração pública, defesa e seguridade social” e “Educação, saúde humana e serviços sociais”, ambas com 15 anos de estudo. As menores escolaridades médias foram observadas na Construção e nos Serviços domésticos. Em se tratando de rendimentos, Fortaleza registrou maior média salarial de R$ 2.347 contra R$ 1.642 pago no Ceará e a massa de rendimentos formais paga, em Fortaleza, 2,27 vezes mais que as informais. No Ceará, esta diferença foi de 2,01 vezes. Por fim, em Fortaleza, o setor público paga, em média, o dobro do setor privado.

Com o propósito de expor e discutir esses e outros dados e contribuir com debates qualificados sobre o contexto atual do mercado de trabalho no Ceará e na área de abrangência do COMUT Fortaleza – que abrange toda a região metropolitana de Fortaleza, o Conselho Municipal de Trabalho reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (11), na FIEC, com o técnico do IPECE – Instituto de Estratégia e Pesquisa Econômica do Ceará (vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão), Alexsandre Lira Cavalcante, a convite do presidente do COMUT, Sebastião Medeiros Neto. A oportunidade marcou o retorno dos encontros presenciais do Conselho e abriu espaço para a apresentação dos trabalhos do IPECE voltados para o mundo do trabalho.

Além dos inúmeros trabalhos estratégicos que desenvolve de interesse do Estado, o IPECE mantém estudos sistemáticos sobre o mercado de trabalho cearense, tema de interesse do COMUT.