TV News

Detox para o Corpo e Mente


Fim de férias escolares, retorno de viagens e de festas. É normal nesse período do ano exagerar na comida, bebida e privação do sono. Mas, agora é o momento de voltar a cuidar da saúde, pois todo exagero é prejudicial.


De acordo com especialistas, a privação do sono, por exemplo, altera a atividade metabólica e pode desempenhar um papel no aumento da prevalência de obesidade e diabetes. Falando dos efeitos do excesso de álcool no organismo, os estudos mostram que o consumo pode levar a lesões hepáticas, irritação no estômago, disfunção renal, inflamação do pâncreas, problemas cardíacos e enfraquecimento do sistema imunológico.


Segundo a doutora em nutrição e aromaterapeuta, Felícia Sarrassini, o equilíbrio é a base de tudo. É possível sim restaurar a saúde. Se você exagerou, é hora de correr atrás do prejuízo.


Felícia revela algumas dicas para um detox do corpo e mente. “Em primeiro lugar é fundamental retornar a comer de forma mais consciente. Depois, tente montar pratos com alimentos mais naturais. Diminua o açúcar (mas, sem estresse), inclua na sua alimentação frutas vermelhas e folhas verdes escuras e hidrate-se.” Afirma a nutricionista e aromaterapeuta.


Podemos ainda nos beneficiar com os efeitos dos óleos essenciais. Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar, a aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato e as propriedades dos óleos essenciais. No Brasil é uma das terapias complementares oferecidas pelo Sistema Único de Saúde.


Para dra. Felícia Sarrassini, alguns óleos essenciais podem ajudar e muito no processo detox. “Para equilibrar o amor próprio, a privação de sono e os elementos estressantes são indicados os óleos: Bergamota e Lavanda. Para enjoos, náuseas e fígado os preferidos são: Gengibre e Lemon (limão Siciliano). Para as dores de cabeça um dos óleos mais famosos é o Peppermint (hortelã-pimenta).” Complementa Felícia.


Fundamental lembrar que o aromaterapeuta é que deve indicar o tratamento ideal para cada caso. O especialista faz a avaliação, indica os óleos essenciais de acordo com as necessidades do paciente e monta o protocolo com as formas corretas de uso de cada produto.