Hospital Infantil Filantrópico SOPAI volta a realizar cirurgias eletivas em crianças e jovens de 0 a 17 anos via Sistema Único de Saúde (SUS)

Os procedimentos estavam parados desde o mês de março devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Desde o dia 24 de março de 2020, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as cirurgias eletivas realizadas no Hospital Infantil Filantrópico SOPAI estavam suspensas. Com a volta dos serviços essenciais no Ceará, o SOPAI retomou a realização de pequenas e médias cirurgias desde o último dia 13 de julho.

Ganha a infância carente de Fortaleza, uma vez que os procedimentos são realizados via Sistema Único de Saúde (SUS). Por mês, são feitas cerca de 140 cirurgias em jovens e crianças de 0 a 17 anos, totalizando mais de 1.600 cirurgias ao ano.  

Dentre as operações mais comuns – efetuadas no SOPAI Hospital Infantil Filantrópico – estão as de Fimose, Hérnias e Hidrocele. O SOPAI realiza tais intervenções cirúrgicas em parceria com SUS, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza, desde 19 de outubro de 2019.

O SOPAI – Único Hospital Infantil Filantrópico de Fortaleza

A missão do SOPAI é cuidar da saúde, do bem-estar e proteger o crescimento de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos. Em maio deste ano, o SOPAI completou 61 anos de atividades.  Os principais pacientes são de bairros adjacentes à região do Grande Pirambu e de municípios da Região Metropolitana, atendendo a maioria por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Fundada pelo pediatra renomado Luis França, a unidade de saúde realiza de 15 a 20 mil atendimentos por mês. A parceria com o Poder Público permite ao hospital atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com Luís Eugênio França, diretor administrativo do SOPAI, a unidade é classificada como de média complexidade, mas dispõe de uma grande estrutura. “Nós somos o único hospital filantrópico e infantil da Capital e RMF. Também somos o único do Ceará a tratar de crianças e jovens com dependência química. Temos parcerias com o Hospital Infantil Albert Sabin e com a Prefeitura de Fortaleza. Estamos de portas abertas 24 horas por dia”, destaca.