Tapera das Artes traz maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Roberto Minczuk, no sábado (1)

O concerto faz parte da 4ª temporada do projeto Encontro Mestre & Aprendiz Almas Gêmeas e será realizado no sábado dia 1º de fevereiro, às 17h

Encerrando a quarta edição do projeto “Encontro Mestre & Aprendiz Almas Gêmeas”, a Tapera das Artes recebe um dos maestros mais importantes e renomados da América Latina, o titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Roberto Minczuk, em seu Teatro e Centro Cultural localizado na cidade de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. O concerto “A contemporaneidade no gesto da regência orquestral” será realizado no sábado, dia 1º de fevereiro, às 17h. A entrada é gratuita.

O projeto, que está em sua quarta edição, possibilita o amplo diálogo com mestres consagrados da música instrumental brasileira e aprendizes envolvendo diversas instituições do Estado do Ceará, para sentir, conviver, trocar, compartilhar e convalidar processos formativos dos estudos de educação musical infantojuvenil, o desempenho artístico e musical propiciando trocas significativas a fim de relevar as riquezas de um Brasil de talentos. 

O encontro, segundo o maestro Ênio Antunes, diretor Artístico e Pedagógico do projeto, traz através da mais pura arte uma conexão voltada para uma diversidade de estilos, linguagens, estéticas e é exatamente através dessa disparidade que a cultura se manifesta. “Cada época e período apresenta uma visão sensível da arte. Desde sempre, período da Idade Média ou atual, as culturas se manifestam e propõem um entendimento do traço e do gesto das manifestações da cultura popular, regional ou ancestral”, declara.

A programação é uma realização do Centro de Pesquisa e Difusão da Arte – Imaginário e o Ministério do Turismo, em parceria com a Enartes – Música Meta Educação & Marketing Cultural, e recebe o patrocínio da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Usibras, FAN, M. Dias Branco, Fresenius-Kabi, Banco do Nordeste, Casas Freitas, Acal, Freitas Varejo, Azul, Roca, Cegás,Cagece, Avine, Ortobom,  Dakota, Casa Pio, Eletra Energy e agradecimento especial Enel. 

Em 2020, serão realizados oito encontros dos mestres com seus aprendizes. O primeiro deles já ocorreu na semana de 14 de janeiro, quando o aclamado maestro João Carlos Martins esteve em Aquiraz para ensinar aos jovens sua arte e também auxiliar na produção de um espetáculo musical gratuito em que as estrelas são os jovens da Tapera das Artes. No final de janeiro será a vez do maestro da OSESP Roberto Minczuk ser o mestre que passará para as crianças da ONG tudo aquilo que sabe sobre música.

Sobre Roberto Minczuk

Roberto Minczuk é um maestro brasileiro, titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Calgary e do Festival de Inverno de Campos do Jordão, e emérito da Orquestra Sinfônica Brasileira. Ocupou os postos de diretor artístico adjunto e regente associado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, da Sinfônica de Ribeirão Preto e regente titular da Sinfônica da Universidade de Brasília.

Já regeu as orquestras filarmônicas de Nova York, Los Angeles e Israel, orquestras da Filadélfia e Minnesota; sinfônicas de St. Louis, Atlanta, Baltimore, Toronto e Ottawa, dentre outras. Na Europa, regeu as sinfônicas da BBC de Londres e BBC de Cardiff; as filarmônicas de Londres, Oslo, Hallé, Rotterdam; as orquestras nacionais da França, Lyon e Royal National Scottish. Regeu com grande sucesso de público e crítica vários concertos da Filarmônica de Londres em turnê pelos Estados Unidos e as últimas produções de Os Sete Pecados Capitais e O Vôo de Lindbergh da Ópera de Lyon na França e no Festival Internacional de Edinburgh. Em 2007, estreou frente à Orquestra de Cleveland e Sinfônica de São Francisco.

Estreou nos Estados Unidos regendo a Filarmônica de Nova York em 1998 e, em 2002, foi convidado a assumir o posto de regente associado, cargo pela última vez ocupado por Leonard Bernstein.

Sobre o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz” – Almas Gêmeas

Idealizado para possibilitar a aproximação de jovens aprendizes com nomes consagrados da música instrumental, o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz – Almas Gêmeas” oferece ações educativas que resultam em concertos interativos. A programação artística do Encontro contou ao longo de 2019 com a participação de 16 mestres convidados, sendo 14 atrações nacionais e duas internacionais. Realizado mensalmente, o Projeto tem ações que ocupam diferentes espaços, contemplando um público amplo. Atuando, assim, não apenas na formação dos aprendizes, mas também com foco no público geral interessado pela música em seus aspectos sonoros e teóricos.

Associação Tapera das Artes 

A música sempre foi a grande paixão de Ritelza Cabral, idealizadora da Tapera das Artes. Em 1993, iniciou voluntariamente ateliês com 30 crianças e adolescentes oriundos de famílias de baixa renda do distrito de Tapera, no município de Aquiraz, ocupando as mangueiras de seu sítio. O trabalho logo criou corpo e em pouco tempo já existiam 60 crianças abrigadas nas sombras dos manguezais, e os sons dos pífaros repercutiam intensamente, encantando rendeiras, pescadores, agricultores e familiares dos pequeninos músicos. 

O sucesso que o programa gerou na comunidade possibilitou em pouco tempo a sua expansão, propiciando nos anos seguintes a inclusão de novas ações educativas, com atividades voltadas para o desenvolvimento de diversas atividades artísticas. As mangueiras já não eram suficientes para abrigar os participantes e em 1996 os pequeninos estavam ocupando espaço apropriado na primeira sede da instituição. A partir daí foi possível a implantação de um programa pedagógico permanente, que gerou vários grupos musicais artísticos, dentre eles a Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz, criada com apoio do maestro João Carlos Martins, sob a regência do maestro Ênio Antunes. Outras conquistas merecem destaque: o Centro Cultural, parceria com a Fundação Vitae, e o Teatro Escola da Tapera das Artes, com recursos não reembolsáveis do BNDES; ambos oferecem ações formativas de relevância para a cultura no Estado do Ceará.

O compartilhamento é parte do DNA da Tapera das Artes, que  desde sua fundação vem cumprindo um importante papel no seu território, município de Aquiraz, litoral leste do Ceará, propiciando a formação integral, desenvolvimento do potencial humano, suas competências e habilidades,  e o enriquecimento cultural de crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, moradores da região, com  oferta de vários projetos e programas que têm como eixo central a música, mas que trabalham a formação do ser para posturas cidadãs ao longo da vida. 

Serviço

Encontro Mestre & Aprendiz Edição Almas Gêmeas com Roberto Minczuk

Concerto: A contemporaneidade no gesto da regência orquestral

Local:Teatro Tapera das Artes (Rua Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz / Ao lado do Parque Ecoeducativo Engenhoca)

Informações: (85) 3361-2704 / 987548496

Data: 01/02 (sábado)

Horário: 17h

Acesso gratuito 

Retire seu Ingresso: http://ingressonow.com.br/evento/?id=360

Tapera das Artes

http://www.taperadasartes.org.br/

Facebook: Tapera das Artes

Instagram: @taperadasartes_