Prêmio Melhoria Qualidade do Ar chega à 23ª edição reforçando a importância da coletividade e do compromisso ambiental no transporte

Reconhecido como uma das mais longevas e tradicionais premiações do setor de transportes, o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar (PMQA) chega à sua 23ª edição em 2026. Realizado anualmente pela Federação dos Transportes (Fetrans), a cerimônia acontecerá na próxima quarta-feira, dia 10 de junho, na sede da instituição, em Fortaleza. Com o tema “O futuro se move em coletivo”, o evento reunirá representantes de empresas do setor de transportes, sindicatos filiados, autoridades, especialistas e convidados para celebrar iniciativas voltadas à sustentabilidade, à responsabilidade socioambiental e à construção de uma mobilidade mais limpa e eficiente.

O PMQA integra as ações do Programa Despoluir, o Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido e promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo SEST SENAT, com execução regional da Fetrans. O Prêmio reconhece e valoriza empresas do transporte que se destacam pelo desenvolvimento de ações e projetos alinhados à agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), especialmente aqueles voltados à redução da emissão de gases poluentes, à preservação ambiental e à promoção de impactos positivos nas comunidades onde atuam. 

Mais de 50 empresas disputam o prêmio nesta edição, que propôs uma reflexão sobre o coletivo e o papel do transporte como um dos principais pilares para o desenvolvimento sustentável das cidades e para a promoção da qualidade de vida da população. Mais do que um meio de deslocamento, o transporte representa acesso a direitos básicos, como trabalho, educação, saúde e lazer, além de desempenhar papel estratégico na construção de centros urbanos mais humanos, conectados e eficientes. Ao priorizar o transporte público em detrimento do individual, as cidades reduzem congestionamentos, emissões de poluentes e impactos ambientais, promovendo uma mobilidade mais fluida e sustentável. Nesse contexto, valorizar o transporte coletivo é também fortalecer a ideia de que soluções compartilhadas produzem benefícios que alcançam toda a sociedade.

Desde 2002, o PMQA já premiou, só no Ceará, mais de 140 projetos de empresas do setor de transporte pelas ações de responsabilidade socioambiental.

Além da premiação das empresas participantes, a Fetrans concederá, neste ano, a comenda Destaque Ambiental ao empresário Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Ceará (SENAR-AR/CE). A honraria reconhece personalidades e instituições que contribuem de forma relevante para a preservação ambiental e para o fortalecimento de iniciativas sustentáveis.

Empresário e produtor rural, Amílcar Silveira é uma das principais referências da ovinocaprinocultura no Ceará e construiu sua trajetória pautada pela valorização do campo, da inovação e da capacitação profissional como instrumentos de desenvolvimento sustentável. Ao longo da carreira, ocupou cargos de destaque em entidades ligadas ao agronegócio e ao setor produtivo rural, consolidando-se como uma liderança reconhecida nacionalmente.

À frente da FAEC e do SENAR Ceará, impulsionou importantes iniciativas voltadas ao fortalecimento do agronegócio cearense, com destaque para a ampliação do PEC Nordeste, um dos maiores eventos do setor agropecuário do Brasil, que em 2026 passa a se chamar PEC Brasil. Atualmente, também ocupa uma das vice-presidências da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Ao longo de mais de duas décadas, o PMQA consolidou-se como uma importante vitrine para iniciativas que conciliam desenvolvimento econômico, inovação e responsabilidade ambiental, reforçando o papel estratégico do setor de transportes na agenda climática e urbana. O tema desta edição, “O futuro é coletivo”, destaca a importância da atuação conjunta entre empresas, instituições e sociedade na construção de um futuro mais sustentável.

Avatar photo

Bruno Barreto

Repórter Jornalista atuante a mais de 20 anos no mercado cearense, sendo destaque nas maiores coberturas nacionais com entrevistas com grandes nomes da música brasileira, além de assessor de imprensa de várias empresas e marcas do estado!

Posts Relacionados

  • All Post
  • Agenda
  • Celebridades & Famosos
  • Cinema & Documentário
  • Coberturas Especiais
  • Confeitaria
  • Entretenimento
  • Entrevistas
  • Esportes
  • Exposição & Theatro
  • Gastronomia
  • Moda
  • Política & Sociedade
  • Saúde & Bem Estar
  • TV News

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Anuncie Aqui!

Saúde e Bem Estar

Cinema e Documentário

Nosso Instagram

Agenda

Tempo

Fortaleza, BR
29°
Partly Cloudy
05:3617:30 -03
17h18h19h20h21h
29°C
28°C
28°C
28°C
27°C
WedThuFriSatSun
30°C / 24°C
31°C / 25°C
31°C / 25°C
30°C / 25°C
30°C / 25°C

Tags

Edit Template

© 2026 Todos os Direitos Reservados Tv Nordeste Vip – Desenvolvido por: Infinitgo

Find Your Way!

Categories

Tags